A bola e a rede

Guaíba, RS, Brazil
Uma maneira impessoal de ver e descrever a relação entre a bola e a rede.

sábado, 26 de outubro de 2013

Entrevistão: Fabiano Eller - Audax-RJ

Fabiano Eller dos Santos ou simplesmente Fabiano Eller, o zagueiro deu uma entrevista exclusiva para o blog A bola e a rede, falando da sua carreira, o título mundial, a passagem pela Europa e o que ele espera daqui pra frente no futebol.
 
Foto: Globoesporte.com
Fabiano Eller, 19/11/1977, é natural de Linhares-ES. Começou no Linhares, passou por Vasco, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Internacional, Atlético de Madrid, Santos e atualmente está no Audax-RJ.


A bola e a rede: Como e quando você começou a jogar? 
Fabiano Eller: Comecei a jogar futebol com 12 anos de idade em Linhares-ES, no mesmo ano, em 1995, fui  para o juniores do Vasco.

Foto: Globoesporte.com
ABEAR: O que você acha necessário para ser um bom jogador?  
Fabiano Eller: Acho que futebol é um dom que DEUS dá. Ninguém aprende a jogar futebol e vira craque. A pessoa apenas nasce com o talento e aprimora. Acho que a qualidade você pode aperfeiçoar treinando desde novo. Então pra ser um bom jogador, vai depender da vontade de treinar e se dedicar.

ABEAR: Você tem algum ídolo na posição?   
Fabiano Eller: Na minha época mais jovem, quando comecei a jogar, gostava muito do Mauro Galvão. Joguei com ele no Vasco.

ABEAR: Como foi a sua passagem pelo Inter?
Fabiano Eller: Minha primeira passagem no Inter foi a melhor da minha carreira. No inicio um time considerado modesto pela torcida conseguiu conquistar 2 dos maiores títulos do clube. Também consegui 2 títulos pessoais, melhor zagueiro do gauchão e do brasileirão de 2006. Ano marcante na minha vida.

Foto: Yuriko Nakao
ABEAR: O que significa pra você a conquista o mundial?
Fabiano Eller: Acho que o título mundial fez abrir portas no mercado nacional e internacional pra mim. Hoje sou uma pessoa respeitada no futebol pelos títulos conquistados, principalmente o mundial. O povo gaúcho me considera muito pela minha boa passagem pelo Inter.

ABEAR: Como foram as 2 temporadas no Atlético de Madrid?
Fabiano Eller: Foi uma passagem discreta na Europa. Futebol diferente, mais rápido e a zaga geralmente joga em linha. Cheguei em uma época que o time não estava bem. Na Europa as equipes tem um costume de revezar jogadores nas competições e eu não estava acostumado com isso. Achava estranho. Consegui ajudar o time a classificar para Champions League depois de anos sem jogar. Mas quando tive o convite do Santos para voltar preferi estar no Brasil.

Foto: Toni Albir/EFE
ABEAR: Como é o Fabiano Eller dentro de campo? 
Fabiano Eller: Hoje sou mais tranquilo, mais experiente. Procuro sempre orientar, conversar. Antigamente dos 20 anos aos 27, não aguentava e me estressava demais. Brigava com jogador, com juiz, claro que sempre com o intuito de ganhar. Mas não aguentava certas coisas.

ABEAR: E com os companheiros de time?  
Fabiano Eller: Nunca tive problema nenhum com jogador. Tenho muitos amigos ex-jogadores. Eles me respeitam como pessoa e profissional que fui e que sou. No meu clube brinco com todos e sempre procuro mostrar coisas boas, aprendi muito no mundo da bola e preciso passar esse meu aprendizado.

ABEAR: Como está sendo essa passagem pelo Audax-RJ?  
Fabiano Eller: Estou gostando muito do Audax. Time que a cada campeonato tenta crescer.Time formador de jogadores, que já tem atletas em vários times grandes. Tem estrutura e da toda condição de trabalho para os jogadores. Tinha um contrato até o final do carioca de 2013 e agora renovei até o carioca de 2014. Espero que quando sair, eu deixe uma boa história dentro do clube.

Foto: Lucas Figueiredo/Agência O Globo
ABEAR: O que você diria para um garoto que está começando?  
Fabiano Eller: Que todo inicio é sempre difícil, como foi pra mim. Na minha vida nada foi fácil, mas hoje tenho orgulho de tudo que vivi, inclusive as coisas difíceis. Se dediquem, se comprometam a fazer o melhor toda vez que se propuserem a fazer algo. A recompensa no final é maravilhosa. Pra ser jogador não é difícil, mas pra ser um atleta requer dedicação e superação. Digo que já conquistei muito títulos na minha carreira não sendo diferente de ninguém então todos podem chegar longe, basta querer e fazer.

ABEAR: Deixe uma mensagem para os leitores do blog.
Fabiano Eller: Deixo meu muito obrigado aos leitores, espero que tenham gostado da minha entrevista. E pra quem não me conhece ou não sabe onde estou, jogo atualmente no Audax/RJ, clube que disputa a primeira divisão do carioca. Conto com a torcida de vocês.

4 comentários:

  1. Muito boa entrevista...Fabiano Eller grande jogador...

    ResponderExcluir
  2. Baita jogador. Saudaes de quando o inter tinha uma zaga firma. Parabéns ao blog pela entrevista!

    ResponderExcluir
  3. A passagem de um jogador por um clube ser marcante ou não depende de uma série de fatores, o Fabiano passou numa época boa, por isto é lembrado,quando uma engrenagem funciona bem todas as peças são importantes e funcionava bém na época dele.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o zagueiro que todo clube precisa!! Oh melhor!!
    Volta pro Vasco!!

    ResponderExcluir